segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A reciclagem do papel

Que fim leva seu caderno ou sua agenda no final do ano? Você conta quantas folhas de papel risca por dia? Com certeza, são muitas. Dependendo do tipo de aterro, todo esse material pode levar até 100 anos para se decompor. Por isso a reciclagem do papel é tão importante.

Na PRO-Recife, os catadores separam o que ainda pode ser reaproveitado. Papel vegetal, carbono ou sanitário, fotografias, fitas adesivas, copos descartáveis e papéis parafinados, metalizados ou plastificados não podem ser reciclados. Papelão, jornais, revistas, cartões, envelopes e impressos em geral estão liberados.

Quando chegam às empresas de reciclagem, esses papéis são lavados diversas vezes com detergentes, solventes e cloro, até transformassem em uma pasta branca. Desse material, retira-se o excesso de água com uma peneira. Depois as fibras são refinadas e secas, dando origem a novas folhas de papel.

Reciclar papel também produz resíduos, assim como o processo de fabricação. Porém, a cada tonelada que é reaproveitada, são economizados 2,5 barris de petróleo, 98 mil litros de água e 2.500 kw/h. Além de preservar os solos e a biodiversidade, reciclar também gera empregos, como na PRO-Recife.

Postado por Maria Eduarda Costa.

16 comentários:

Anônimo disse...

Tenho revistas e outros papéis de escritório em casa dos quais preciso me desfazer. Como faço para entregá-los à cooperativa? Obrigada!

Unknown disse...

Querido, minha empresa joga fora cerce de 200 kg de papel fora por mes, como poderia lhes entregar este material para voces reciclarem?

Unknown disse...

Trabalho numa empresa e temos cerca de 220 associados que também trabalham com material que pode ser reciclado. Gostaria de saber como podemos fazer para passar pra vocês todo esse material.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se vocês podem coletar o material em nossa empresa. descartamos boa quantidade de papel por mês. Favor entrar em contato conosco através do 3221-1624 - Carolina Santos.
Grata.

Rary Mesquita disse...

De mesmo modo, trabalho em uma empresa que descarta vários kgs de papel..como faço para entregá-los?

Unknown disse...

Trabalho em um local onde há grande fluxo de material que poderia ser reciclado e gostaria de saber como posso doar material para reciclar.

Eduarda Pereira disse...

Olá, sou professora e gostaria de iniciar um projeto de reciclagem em minhas escolas, visto que se gasta bastante papel em todo o ano, que simplesmente vai para o lixo. Como poderia ajudar?? Já estou procurando há algum tempo um modo de fazer esse trabalho, mas não sei como.

Idaia Barreto disse...

Olá! Admiro o trabalho de vocês e acho muito importante a iniciativa de reciclagem. Gostaria de saber se vocês recolhem material para reciclagem (revistas velhas e papéis) em domicílio. Desde já, obrigada pelas informações.

thays disse...

Trabalho em uma loja de calçados e diariamente varias caixas de papelão são jogadas fora.Estamos iniciando um projeto de sustentabilidade e gostaria de saber como faço e se posso ter uma parceria com vcs.Aguardo um retorno.

Anônimo disse...

Tenho revistas em casa das quais preciso me desfazer. Gostaria de saber como faço para passar pra vocês esse material.

Isadora disse...

Tenho revistas em casa das quais preciso me desfazer. Gostaria de saber como faço para passar pra vocês esse material.

Anônimo disse...

Na empresa que trabalho , são jogados muitos papeis fora , como faço para vocês recolherem?entre em contato comigo 92397892

Anônimo disse...

Acho muito lindo importante para o meio ambiente e social este trabalho de reciclagem.Gostaria de saber como fazer com os papeis desperdiçados no meu trabalho, pois não deveriam ir ao lixo comum.

Unknown disse...

Falo da Asserpe e temos uma quantidade considerável de papel para doação. Como fazemos para lhe repassar esses papeis?

Unknown disse...

Boa tarde;

Faço parte de uma instituição de nível superior de Olinda e gostaria de saber os procedimentos que devem ser adotados para que possamos fazer a doação dos papéis que já não n os servem mais. Aguardo retorno.

Ana Thereza disse...

Gostaria de saber como entregar material pra vocês.