segunda-feira, 24 de novembro de 2008

A reciclagem do alumínio

Não é só o papel que pode ser reciclado. Latinhas de alumínio, velhas conhecidas de quem não dispensa um refrigerante ou uma cervejinha, também podem ser reutilizados. Em Pernambuco, inclusive, há artesãos que se dedicam somente a trabalhar com peças feitas a partir do alumínio.

Mas na PRO-Recife a ordem é reciclar. Por isso, quando chegam materiais de alumínio, eles são logo prensados de modo a formarem pequenos quadrados de alumínio. É assim que eles são enviados para as empresas, onde são novamente separados em pedaços bem pequenos.

Quando se trata do alumínio, a maior dificuldade é o ferro. Muita gente ainda confunde os dois. Por isso é preciso passar um ímã eletromagnético para separar qualquer pequeno pedaço de ferro. Por cuidado, muitas empresas ainda cuidam de peneirar o material para retirar a terra passar jatos de ar para retirar papéis, plásticos ou outros materiais que possam ter ficado presos.

Apenas depois de toda essa limpeza é que se pode começar a reciclar. O alumínio é então enviado para um forno onde é aquecido. É um modo de retirar tinta e verniz das peças. Depois ele é posto em cadinhos, uma espécie de tigela que serve para derreter o alumínio. Só depois o metal vira uma chapa nova, pronta para ser usada.

Postado por Maria Eduarda Costa.

Nenhum comentário: