terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dia do rio lembrado com conscientização _[SAIU NA MÍDIA]_



Responsáveis por mais de 80% do consumo de água em Pernambuco, os rios que cortam o Estado são alvos constantes de degradação. A atitude compromete a irrigação de plantações e a renda das famílias que têm na pesca um meio de sobrevivência. No dia do rio, comemorado ontem, o grupo de trabalho de Meio Ambiente e Saneamento do Fórum de Reforma Urbana (Feru) foi até a Ponte da Boa Vista conscientizar a população para evitar o desmatamento das margens e o despejo de lixo, esgoto e agrotóxicos nas águas.

Nos dois lados da ponte estavam à mostra exemplos do que é retirado dos rios. Garrafas, pedaços de plástico, sapatos, partes de computadores e até descargas faziam parte do cenário. “Tentamos trazer para a população o que ela coloca dentro das águas. A sociedade tem que entender o impacto causado por esse despejo”, explicou o coordenador do grupo de trabalho de Meio Ambiente e Saneamento do Feru, Alexandre Ramos. De acordo com ele, já é vista uma maior sensibilização das pessoas que paravam para debater o assunto.

Mas alguns insistiam em desrespeitar o meio ambiente. “Flagramos pessoas que passaram e jogaram lixo nos rios, chamamos a atenção, mas não quiseram parar para escutar”, contou Ramos. Porém, ainda há os que lutem pela preservação. “Acho um absurdo quem joga lixo no água. Temos tantos lixeiros pelas ruas, portanto não há motivos para poluir”, explicou o coordenador.

Diariamente, a Prefeitura do Recife coleta mais de quatro mil toneladas de lixo nos rios. Dentre as propostas do Feru para a preservação estão a despoluição do leito e das margens, a coleta de lixo qualificada, a promoção da educação ambiental e o reflorestamento das margens. No Brasil, existem mais de quinze áreas de rios contaminadas, com sérios riscos de exposição humana. De cada cem litros de esgoto, 92 são lançados nos rios e no mar sem qualquer tratamento.

(matéria de Juliana Aretakis - Jornal Folha de Pernambuco)

*Postado por Vanessa Cortez

6 comentários:

Anônimo disse...

Achados!

Mais uma vez parabéns pelo blog, e vamos nos unir aí para que essas idéias sigam em frente!

Ei vanessa, vamo mudar o mundo!

Anônimo disse...

leo lemos

Maria Cecília disse...

Muito bom viu!

o blog ta otimo! parabénss.
beijoss

Milla disse...

Esta assunto me lembrou muito quando nos fizemos a materia sobre o Rio Capibaribe e o Projeto Recapibaribe. Infelizmente a populacao nao toma consciencia do mal que estao fazendo a todos nos jogando toneladas de lixos nos rios ... eh realmente um absurdo. Agora que estou em Michigan vejo o quanto eh importante esta conscientizacao, porque aqui eh cercado de lagos e sao todos absolutamentes limpos. Nada de esgoto, lixo ou coisa do tipo. Os unicos habitantes dos lagos sao os animais e nos mesmos, que aproveitamos pra nadar, passear de barco e tudo mais... coisa impossivel de fazer nos rios do Recife.

Adorei o tema meninas!
beijao e Parabens pelo blog...

Unknown disse...

Quero saber os preços

Achima Abelard disse...

nos gustaría reconocer el servicio excepcional que recibimos durante todo el proceso de refinanciación. El profesionalismo del Sr. Pedro y el conocimiento de la compañía de préstamos fue impresionante y realmente apreciado. El Sr. Pedro es un oficial de crédito confiable. En el pasado, hemos tenido experiencia con varios otros bancos y hemos encontrado que el proceso es frustrante y tedioso. El Sr. Pedro hizo todo lo posible para asegurarse de que todas nuestras necesidades fueran satisfechas y que todo se manejara de manera completa y eficiente. lo hemos recomendado y lo seguiremos recomendando en el futuro.” Correo electrónico de contacto del Sr. Pedro: pedroloanss@gmail.com