segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A coleta seletiva

A sociedade enfrenta hoje diversos problemas na área ambiental. Aumenta o número de pessoas a cada dia em todo o planeta, mas diminui a consciência de que dividimos o mesmo espaço e a falta de cuidados poderão nos levar gradualmente à destruição. A PRO-Recife é um exemplo de organização que busca ensinar as pessoas a fazer de algo aparentemente inútil, o lixo, uma fonte de renda, trazendo assim diversos benefícios para toda a sociedade pernambucana. Através da coleta seletiva de materiais recicláveis, a quantidade de lixo nos lixões e nas ruas diminui consideravelmente e, também, famílias conseguem uma renda estável através da venda desses materiais recicláveis para empresas que estão a favor do planeta e, por isso, se utilizam desses produtos para a fabricação de outros novos. Para que mais famílias sejam beneficiadas pela reciclagem é importante que mais pessoas façam a separação de materiais recicláveis, por isso é essencial saber o que é a coleta seletiva e que tipo de materiais podem ser reciclados.

A coleta seletiva é, justamente, esse sistema de recolhimento de materiais recicláveis que, posteriormente, são revendidos para indústrias recicladoras. Essa seleção deve começar a partir da fonte consumidora desses produtos, ou seja, dentro de casa. É preciso que, em cada domicílio, já seja feita essa separação do lixo orgânico e do lixo reciclável. As três principais modalidades de coleta seletiva são: domiciliar, em postos de entrega voluntária e por catadores.

Na coleta domiciliar a separação do lixo é feita em casa e através de caminhões de lixo reciclável esse material é recolhido. Infelizmente, esse sistema ainda não existe no Recife. Somente algumas organizações de catadores fazem o recolhimento desse material, como é o caso da PRO-Recife. Já os postos de entrega voluntária são contêineres ou pequenos depósitos, colocados em pontos fixos, onde o cidadão, espontaneamente, deposita os recicláveis. A última modalidade é a mais conhecida na cidade do Recife. Os catadores recolhem e separam o material reciclável desperdiçado na rua ou nos montes de lixo espalhados pela cidade e depois vendem a empresas. A cooperativa PRO-Recife faz esse trabalho também, e através de catadores sindicalizados e fardados, recolhe o material pelas ruas da cidade. A cooperativa também tem parcerias com grandes empresas que doam seu material reciclável mensalmente.

É importante que cada vez mais as pessoas comecem a fazer a separação do lixo dentro de casa, para que assim, mais famílias de catadores sejam beneficiadas e também diminua a quantidade de lixo no planeta.

Cuide do que é nosso. Recicle.


Postado por Ana Elisa Freire.

Um comentário:

roberta disse...

PRECISO ENTREGAR PARA RECICLAGEM PAPEIS QUE SÃO DE DOCUMENTOS ANTIGOS, COMO ENTREGAR A VCS?
QUAL O ENDEREÇO E FONE
ENVIAR PARA
santoamaroautos@hotmail.com