quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Coleta alternada e seletiva: quais as diferenças?

O lixo é recolhido no Recife através de duas formas: a coleta alternada e a coleta seletiva. Mas qual a diferença entre essas duas formas de coleta? E qual é a mais comum? A forma de coleta mais utilizada na cidade do Recife, e na maioria dos estados do Brasil, é a coleta alternada. Essa trata de recolher o lixo produzido pelos habitantes diretamente de suas casas, empresas, lojas. O processo funciona pela coleta feita pelo caminhão de lixo sem nenhuma distinção entre os materiais e tudo é despejado no Aterro da Muribeca.

Já a coleta seletiva é feita pensando no meio ambiente e nos futuros lucros que a reciclagem pode trazer para determinada empresa ou para a diminuição dos danos a natureza (como falado na postagem anterior). Nesse tipo de coleta há a preocupação com a distinção dos elementos a serem recolhidos e todos eles são levados para passarem pelo processo de reciclagem, tornando-se um novo produto a ser consumido pela sociedade.

No Recife a iniciativa da coleta seletiva tem aumentado timidamente, através das parcerias de grandes empresas, como a Wal-Mart e a AmBev, com entidades como a PRO-Recife e da maior conscientização do cidadão. Para quem quer contribuir com esse aumento e ajudar na preservação da natureza existem algumas alternativas para integrar o seu lixo na coleta seletiva. A primeira e mais comum é a separação do vidro, papel, plástico e metais, ou ao menos do lixo seco e lixo org6anico, depositando-os nos postos de entrega voluntária conhecidos por PEV (Postos de Entrega Voluntária) ou LEV (Locais de Entrega Voluntária) localizados em pontos fixos e estratégicos da cidade do Recife.

A segunda alternativa surgiu em 2006 com a cooperativa do PRO-Recife. Os catadores se comprometem a coletarem o lixo reciclado de prédios da Região Metropolitana do Recife caso esses se cadastrem* para fazerem parte da rota dos catadores. Além disso, todo cidadão que conseguir mobilizar outros a reciclarem e com isso gerar uma quantidade considerável de lixo reciclável pode chamar os catadores da cooperativa para recolherem o lixo diretamente da residência de quem organizou a coleta.

* Entrar em contato com a cooperativa pelo número 3339-1425 para saber se a sua residência poderá entrar no cadastro de coleta da PRO-Recife ou se já existe uma rota de coleta próxima da sua residência.

Postado por Isabel Amaral.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria do telefone de voces.
LUANA - FONE:33233900

Unknown disse...

Faz tempo q ñ sei onde colocar meu lixo reciclado caseiro. Eu lavo e separo mas, ñ tenho lugar para deposita-lo. Existe um ponto no Parque 13 de Maio em q eu levava meu reciclado mas me informaram q o caminhão q recolhe é o mesmo do lixo comum. Então eu desisti e agora ñ sei mais onde descartar esse lixo q é de suma importância.
O fone q está informado: 33391425 ñ existe, o q faço?